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PARA SE DIVERTIR COM A FAMÍLIA

Amarelinha

As amarelinhas têm formatos de caracol, quadrado e formas geométricas, que lembram o corpo de um boneco. A quantidade de casas pode também variar bastante.
A palavra céu pode ser escrita no começo e no final do desenho, que é marcado no chão com giz ou tinta.
As crianças também escrevem palavras como mundo, sol e lua nessas áreas, geralmente, de descanso.
Usando pedrinha, saquinho  ou "alguma coisa pesadinha" (como dizem as crianças), os participantes pulam amarelinha saltando (com um e dois pés). Para brincar, as crianças desenham a amarelinha no chão, começando pela “terra” e com quadrados numerados de 1 a 10 até chegar no “céu”.

O primeiro a brincar joga uma pedra na casa número um e segue pulando nas outras, até chegar à área do céu, onde pode pisar, girar e retornar ao começo. Faz isso nas casas seguintes, até errar. Se errar na casa quatro, por exemplo, deixa sua pedrinha e o participante seguinte não poderá pisar. Ganha quem conseguir chegar no céu!

 

Coelhinho sai da toca

Os participantes são divididos em grupos de três. Dois jogadores dão as mãos para formar a toca e o terceiro fica no meio para ser o coelhinho. A toca pode ser também um círculo desenhado no chão. Do lado de fora ficam os coelhos perdidos.  Alguém diz: ‘Coelhinho sai da toca, um, dois, três’, as tocas levantam os braços e todos os coelhinhos devem ocupar uma nova toca, inclusive os coelhos perdidos. Quem não conseguir entrar fica no centro, esperando nova oportunidade.

O jogo fica mais emocionante com alguém no papel de caçador. Nesse caso, apenas um participante fica de fora. Quando for dado o sinal, ele corre atrás dos coelhinhos durante a troca de tocas, e o primeiro a ser pego passará ao posto de caçador. Se o número de crianças for pequeno, as tocas podem ser desenhadas no chão com um giz.

 

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